segunda-feira, 6 de abril de 2015

Peregrinos, vivam pela fé!

Comente Aqui

“Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (Hb 11.13). O autor aos Hebreus apresenta Abraão e sua família como peregrinos porque, apesar da fé que tiveram, não obtiveram as promessas de possuírem a terra de Canaã enquanto em vida (Hb 11.8-16). Mais adiante ele mostra que isso é verdade a respeito de todos os heróis da fé mencionados nesse capítulo (Hb 11.39,40). No capítulo 12, ele vai além ao mostrar que isso é verdade a respeito de todo cristão: somos peregrinos, pois temos uma corrida para correr neste mundo, e nessa corrida precisamos olhar com fé para o Autor e Consumador da fé: Jesus (Hb 12.1,2). Somos peregrinos e precisamos viver pela fé neste mundo para alcançar a promessa no mundo vindouro (Hb 10.36-39).

Essa perspectiva é totalmente contrária ao ensino de muitas falsas igrejas dos dias de hoje. Essas igrejas querem viver o céu na terra, como se a ressurreição já se tivesse realizado (2Tm 2.18). Elas ensinam que devemos comer o melhor desta terra (Is 1.19), como se a terra de Canaã, que manava leite e mel (Ex 3.8), fosse um tipo da vida cristã. Na verdade, Canaã é um tipo do céu (Gl 4.25,26; Hb 12.22; Ap 21.2) e a vida cristã tem o seu tipo na peregrinação do povo de Israel no deserto (1Co 10.1-13). Assim, neste mundo, nós não teremos perfeita saúde (Fp 2.25-27), mas a teremos no céu (Ap 21.3,4; 22.2). Neste mundo, nós não teremos muitas riquezas (Tg 2.5), mas no céu seremos muito ricos, porque teremos o maior tesouro: o próprio Deus (Mt 6.19-21; Sl 73.25,26). Neste mundo, nós não teremos uma santidade perfeita (1Jo 1.8; Tg 3.2), mas no céu seremos completamente livres do pecado (1Co 15.50-58; Ap 7.13-15). Neste mundo, nós somos peregrinos e a posse completa das promessas está reservada para o futuro. Nós ainda andamos pela fé e não pelo que vemos (2Co 5.7). A ressurreição ainda não se realizou (1Co 15.20-28).

Portanto, peregrinos, vivam pela fé! Vocês ainda não receberam muitas das promessas de Deus e nunca as receberão neste mundo. Perseverem com fé aqui para que possam gozar das promessas ali. “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10).

Comentários

Nenhum comentário em "Peregrinos, vivam pela fé!"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo