sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O que Deus fazia antes da criação?

3 comentários


Agostinho, em suas Confissões, fala de pessoas do seu tempo que respondiam à pergunta “o que Deus fazia antes da criação?” de maneira jocosa, dizendo que Deus “preparava o inferno para os que perscrutam esses mistérios profundos”. Porém, não precisamos responder dessa maneira. Aqui não estamos lidando com as coisas encobertas, que pertencem somente ao SENHOR, mas com as reveladas, que pertencem a nós e a nossos filhos para sempre (Dt 29.29). Jesus responde a essa pergunta de modo claro em Sua Oração Sacerdotal: “Pai, [...] me amaste antes da fundação do mundo” (Jo 17.24).

Antes da criação, Deus Pai amava Deus Filho. O Verbo que já existia no princípio e que era Deus também estava no princípio “com Deus” ou “face a face com Deus” (Jo 1.1). Ele, que é o Filho unigênito, sempre esteve no “seio do Pai” (Jo 1.18), numa relação de extrema intimidade. Tão grande é o amor que aproxima e une o Pai e o Filho que Jesus pode afirmar que “o Pai está em mim, e eu estou no Pai” (Jo 10.38).

O Pai demonstra Seu amor eterno pelo Filho dando-Lhe o Espírito Santo. No batismo de Jesus, que é um reflexo da relação eterna entre o Pai, o Filho e o Espírito (Sl 2.7), Deus Pai envia dos céus o Espírito Santo sobre o Filho (Mc 1.10), ungindo-O sem medida com o Espírito (Jo 3.34), e Lhe declara Seu amor: “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (Mc 1.11). O Filho, por sua vez, responde a esse amor, dizendo “eu amo o Pai” (Jo 14.31) e exultando no Espírito Santo por essa intimidade (Lc 10.21,22). Assim, Pai e Filho amam-se eternamente na comunhão do Espírito Santo (2Co 13.13) e estão tão unidos ao Espírito que, onde o Espírito está, ali estão também os dois (Jo 14.16-18,23).

O que Deus fazia antes da criação? Ele amava! “Deus é amor” (1Jo 4.8)! E a maravilha de tudo isso é que nós podemos participar desse amor da Trindade por meio do Filho. Ele veio revelar o Pai para que o mesmo amor com que o Pai O amou esteja em nós (Jo 17.26; 1Jo 4.9,10,13). Creia no Filho por meio do Espírito Santo e, assim, desfrute do eterno amor do Pai!

Comentários

3 comentários em "O que Deus fazia antes da criação?"

Teología en actualidad disse...
13 de fevereiro de 2015 21:59

Os dejo enlace a mi blog que versa sobre la actualidad en bibliografía teológica de última hora. Os puede servir de gran ayuda.

http://teologiaenactualidad.blogspot.com.es/

Unknown disse...
28 de março de 2018 18:37

Cada vez que eu leio a balela que escrevem tentando responder o impossível, me dá vontade de rir! Ahahahah!!!

PETRONILHO BAPTISTA NETO disse...
14 de maio de 2018 08:23

Resposta totalmente baseada na Bíblia, (Deus já nos amava) mas pelo que vejo a primeira resposta e por analogia, Deus já pensava em criar o inferno para alguns.

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo