sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A doutrina da Trindade é bíblica

Comente Aqui

Algumas seitas argumentam que a doutrina da Trindade não aparece em nenhum lugar das Escrituras. Isso é um grande engano. A doutrina da Trindade está na Bíblia, ainda que o termo “Trindade” não esteja. Essa doutrina pode ser resumida em cinco verdades, todas elas ensinadas nas Escrituras:

Primeiro, há um só Deus: “Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus [...] Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça” (Is 44.6,8).

Segundo, o Pai é Deus: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3). Jesus não diz que “somente” o Pai é o Deus verdadeiro, o que faria um contraste entre o Pai e o Filho, mas sim que o Pai é o “único” Deus verdadeiro, o que contrasta o Pai com os deuses falsos.

Terceiro, o Filho é Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Depois da Sua ressurreição, Tomé diz a Jesus: “Senhor meu e Deus meu!” (Jo 20.28). Por isso, em Rm 10.13, Paulo pode aplicar a Jesus a passagem de Jl 2.32, que se refere a Deus: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR [Jeová ou Javé] será salvo”.

Quarto, o Espírito Santo é Deus. Mentir a Ele é o mesmo que mentir a Deus (At 5.3,4), ser habitado por Ele é o mesmo que ser habitado por Deus (1Co 3.16,17; Ef 2.22) e Ele perscruta as profundezas de Deus, de modo que só Ele conhece as coisas de Deus (1Co 2.10,11).

Quinto, Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas distintas: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3.16,17). Que o Espírito Santo é uma pessoa fica evidente do fato de que Ele tem características pessoais, pois Ele fala (Mt 10.20), ensina (Jo 14.26), intercede (Rm 8.26,27) e se entristece (Ef 4.30).

Portanto, a doutrina da Trindade é bíblica e precisa ser confessada por todos aqueles que são batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19). Há um só Deus que é três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, cada uma das quais é Deus.

Comentários

Nenhum comentário em "A doutrina da Trindade é bíblica"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo