segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seminário Teológico do Nordeste: um lugar onde Teologia e Vida se encontram

Comente Aqui

Será possível encontrar uma escola de teologia onde o estudo teológico não seja divorciado da vida devocional? Onde os professores não sejam meros acadêmicos, mas pastores piedosos? Onde os alunos sejam estimulados não apenas a memorizar todos os paradigmas da 3ª declinação do grego coinê, mas também a se dedicar à adoração particular, doméstica e pública? Sim, essa instituição de ensino teológico existe, e o seu nome é Seminário Teológico do Nordeste (STNe).

De fato, o Seminário Teológico do Nordeste é um lugar onde Teologia e Vida se encontram. Na verdade, Teologia e Vida estão no próprio lema do STNe, que é "Pieta et Scientia" (Piedade e Conhecimento). Para que os leitores deste blog, especialmente os da região Norte e Nordeste, conheçam um pouco mais sobre o STNe, coloquei abaixo algumas informações do Seminário retiradas do próprio site. Muitas outras informações poderão ser encontradas no site, que pode ser acessado clicando aqui.

O Seminário Teológico do Nordeste é uma das instituições de ensino teológico da Igreja Presbiteriana do Brasil. Surgiu graças ao espírito empreendedor da Igreja Presbiteriana da Coreia, que enviou para Teresina o Rev. Sung Il Kang. 
Inaugurado em 1992, como Instituto Bíblico do Nordeste, tornou-se Seminário Teológico do Nordeste em 1995 , sendo formalmente recebido pela IPB em 2002, por decisão da reunião ordinária do Supremo Concílio, evento ocorrido no Rio de Janeiro sob a presidência do Rev. Roberto Brasileiro Silva. O Seminário, desde então, encontra-se sob a jurisdição da JURET N/Ne, que naquela data era presidida pelo presb. Uziel Furtado Gueiros Filho. A referida JURET designou os Revs. Maely Ferreira Vilela e Moisés Cavalcante Bezerril como diretor e capelão, respectivamente. Atualmente a direção é composta, desde janeiro de 2013, pelo Rev. José Alex Barreto Costa Barbosa (diretor) e pelo Rev. Jefté Laves de Assis (capelão).
O STNe se propõe a combinar três grandes objetivos, indispensáveis à formação pastoral, a saber: erudição, fidelidade doutrinária e piedade. Para tanto, dispõe de um colegiado de professores qualificados, atendendo aos padrões de titulação exigidos pela JET, que tem contribuído para que os seus discentes obtenham excelentes resultados em todas as edições do Exame Nacional de Formandos – o provão. 
O Seminário enfatiza a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento teológico, reafirmando sua fidelidade às Escrituras Sagradas, como única regra de fé prática, sua lealdade à Confissão de Fé de Westminster e seus Catecismos, sua obediência à Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil e sua permanente vigilância pela manutenção de um clima organizacional que valorize a espiritualidade, o companheirismo, a experiência pastoral e o ardor missionário. 
O patrimônio físico do STNe conta com uma chácara aprazível em um dos bairros residenciais de Teresina, onde se encontra um conjunto arquitetônico que compreende salas de aula, biblioteca, alojamentos para alunos solteiros e casados, residências de professores, capela e área de lazer com campo e quadra poliesportiva. Conheça, ore e ajude o STNe, uma casa de Profetas de Portas abertas para acolher e treinar vocacionados.

Comentários

Nenhum comentário em "Seminário Teológico do Nordeste: um lugar onde Teologia e Vida se encontram"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo