terça-feira, 29 de maio de 2012

Um pedido de ajuda

4 comentários

Irmãos, graça e paz!

Como eu vou explicar melhor na continuação da postagem Mudanças em minha Teologia e em minha Vida, estou morando no Piauí, fazendo o Seminário Teológico do Nordeste e pastoreando a Congregação Presbiteriana em José de Freitas, uma cidade próxima à Teresina.

Entre os irmãos da Congregação, está uma irmã chamada Francisca. Ela mora em uma casa feita de taipa, juntamente com seu filho, seu irmão, sua irmã, seu sobrinho e sua mãe. O fato é que essa casa está caindo aos pedaços e corre o risco de desabar a qualquer momento. Sempre quando chove os moradores são obrigados a se abrigar nas casas dos parentes, por medo de que a casa de taipa caia sobre eles.

Diante disso, tomei a decisão de buscar ajuda para que essa irmã possa construir uma casa de tijolos no lugar da casa atual e assim ter uma qualidade de vida um pouco melhor. Segundo um cálculo que fizemos, com R$ 10.000,00 seria possível construir uma casa de tijolos, contando o material e a mão-de-obra. Eu nunca fiz qualquer pedido que envolvesse dinheiro aqui no blog, mas diante da urgência da situação resolvi fazê-lo.

Se você, meu irmão, tem condições de ajudar com uma oferta, seguem abaixo os dados da conta da irmã Francisca, para depósito:

Maria Francisca de Araújo
Caixa Econômica Federal
Agência: 1987
Operação: 023
Conta Salário: 23486-8

Abaixo seguem fotos da casa. A senhora em uma das fotos é a mãe de Francisca, que também mora na casa.










Obrigado pela atenção e que Deus abençoe a todos vocês!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mudanças em minha Teologia e em minha Vida (Parte 1)

3 comentários


Parte: [1] [2] [3] [4]

Introdução

Eu fui salvo por Deus em algum dia de fevereiro ou março de 2001, conforme eu relato no texto Minha Jornada a Cristo. Desde então, passei a estudar frequentemente as Escrituras, o que me levou a mudanças teológicas que me aproximaram cada vez mais da chamada teologia reformada, que, segundo eu creio, é a expressão da própria doutrina bíblica. Por meio desses estudos eu abandonei o dispensacionalismo, o neopentecostalismo e o arminianismo, em 2003, abracei o calvinismo, em 2004, e abandonei a visão pentecostal sobre o batismo com o Espírito Santo, em 2005, fatos que eu relatei em alguma medida no texto Minha Jornada ao Calvinismo. Essas mudanças teológicas levaram-me a criar o blog Teologia e Vida, em 2006, e a procurar uma nova denominação para congregar, onde a influência da teologia reformada pudesse ser sentida, pelo menos, em alguma medida. Assim, passei a congregar na Igreja Batista Central de Campinas, em 2009, segundo meu relato em Esclarecimento sobre minha mudançadenominacional.

Porém, minhas mudanças teológicas não pararam na adoção dos Cinco Pontos do Calvinismo. Desde que criei o blog Teologia e Vida, em 2006, até os dias de hoje, várias mudanças teológicas continuaram ocorrendo, como fruto dos meus estudos bíblico-teológicos, levando-me cada vez mais perto da teologia reformada, conforme sua expressão na Confissão de Fé de Westminster e nos Catecismos Maior e Breve. Essas mudanças ocorreram gradativamente, em um longo processo que durou vários anos, mas a maioria delas só se tornou uma convicção pessoal no final de 2010, com a contribuição de alguns fatos que provocaram mudanças também em minha vida.

Desejo relatar aqui as mudanças ocorridas em minha teologia e sua relação com as mudanças ocorridas em minha vida. Minha pretensão não é apresentar longas argumentações em favor dos meus atuais posicionamentos teológicos, mas apenas explicar algumas das razões que me levaram a recebê-los como verdadeiros e as circunstâncias da minha vida que contribuíram para isso.

Dois fatos revolucionários

A Operação Jesus Transforma em Manaus
           
Conforme meu Relato da Operação Jesus Transforma em Manaus, do dia 1º ao dia 10 de julho de 2010, eu participei de uma viagem missionária a Manaus-AM, que influenciou grandemente toda a minha vida posterior. Essa viagem abriu os meus olhos para a possibilidade de eu pregar a Palavra em outro estado brasileiro no futuro, e acendeu em meu coração o desejo de que isso acontecesse. Eu nunca havia saído do estado de São Paulo antes e raramente cogitava a possibilidade de morar fora da minha cidade natal. Mas depois desse evento comecei a fazer planos de sair do estado de São Paulo para pregar o Evangelho em algum lugar distante da pátria, onde Cristo ainda não fosse muito conhecido. Porém, eu ainda não sabia exatamente para onde ir, até que outro fato revolucionário aconteceu.

Um namoro providencial

Dia 26 de julho de 2010, uma jovem de nome Jacilene Santos da Silva me adicionou no Orkut. Ela me disse que era reformada, da Igreja Presbiteriana do Brasil, residindo em Parnaíba, no Piauí. O fato de ela ser reformada e de ter um coração missionário, somado à sua grande beleza, despertou um grande interesse em mim. Começamos a conversar freqüentemente sobre teologia e diversos outros assuntos, por MSN e por celular, o que aumentou o nosso interesse um pelo outro.

Conversando com ela tomei conhecimento da existência de um seminário reformado altamente conceituado em Teresina, no Piauí: o Seminário Teológico do Nordeste. Também fiquei inteirado da situação espiritual decadente do Piauí, o estado mais católico do Brasil, e das dificuldades enfrentadas pelas igrejas cristãs piauienses, para anunciar o Evangelho entre um povo de coração endurecido. Por meio dessas informações, Deus começou a me dar um direcionamento sobre o lugar do Brasil onde Ele queria me usar. Antes eu estava inclinado a fazer o Seminário Presbiteriano José Manoel da Conceição, em São Paulo, no ano de 2011, mas desde então passei a planejar uma mudança para o Piauí, para fazer o Seminário Teológico do Nordeste e pregar o Evangelho entre os piauienses.

Nessa mesma época, li A Vida de David Brainerd (Jonathan Edwards), a autobiografia de um missionário entre índios norte-americanos, e assisti uma palestra na Igreja Batista Central de Campinas de um missionário entre índios de Tocantins. Esses dois fatos fortaleceram o meu desejo de me mudar para o Piauí em 2011, e esse desejo provocaria diversas mudanças em minha vida.

Os meses passaram, o interesse mútuo que havia entre eu e Jacilene transformou-se em um sentimento mais profundo e eu decidi viajar ao Piauí para conhecê-la pessoalmente. Assim, dia 29 de outubro de 2010, nos conhecemos pessoalmente, conversei com seus pais e seu pastor, Pr. Emerson Iglesias, e começamos um namoro. Esse relacionamento com Jacilene foi o início da realização de um antigo sonho meu, de me casar com uma mulher teologicamente reformada, com um profundo conhecimento bíblico, e ao mesmo tempo piedosa em sua vida cristã, com grande amor pelas almas perdidas.

Depois disso Jacilene tornou-se colaboradora do blog Teologia e Vida, ela que tinha ganhado um livro no Concurso do Mês Missionário e que já tinha alguns textos publicados neste blog. E como ela é bastante estudiosa e conhecedora das Escrituras, nosso relacionamento me levou a repensar alguns aspectos de minha teologia, o que estabeleceu definitivamente algumas mudanças que já vinham acontecendo gradualmente.
 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo