sábado, 7 de janeiro de 2012

O casamento deve ser indissolúvel

1 Comentário

“Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido [...] e que o marido não se aparte de sua mulher.” (1Co 7.10,11).

No mundo moderno em que vivemos é comum a prática do divórcio. O casamento é considerado como um contrato temporário que vale de acordo com os benefícios atribuídos a ele, e quando esses benefícios acabam, o contrato é rompido. Em outros casos, o casamento serve como teste de vida que proporciona “felicidade”, e quando essa acaba não se pensa duas vezes antes de partir para outro. Essa visão é totalmente contrária aos preceitos bíblicos. Deus, em Sua Palavra, deixa claro que o casamento é indissolúvel, que o casamento não é um contrato e nem um teste, e sim um compromisso primeiramente com Deus, o qual deve ser para a vida toda, tendo como alicerce a própria Palavra de Deus.

Temos que levar em consideração que se tivermos alguns cuidados antes de tomar essa séria decisão, podemos evitar vários problemas futuros que podem levar à separação. Entre esses cuidados estão:
  • Desde o começo, usar a Bíblia como nossa regra. Para os servos de Deus, todas as decisões devem ser tomadas à luz da Palavra de Deus.
  • Não namorar por muito tempo. Sabemos que o namoro deve ocorrer apenas se a pessoa já tem a visão do matrimônio, e namorar por muito tempo levará o casal à tentação.
  • Não ser movido apenas pela emoção e sim pela razão. Os servos de Deus devem ser racionais.
  • Escolher uma pessoa que seja serva de Deus e busque a santidade para com nosso Deus.
  • Escolher uma pessoa que seja amável, boa, tolerante, flexível, entre outras características.
  • Não procurar a pessoa perfeita, pois todos nós somos pecadores.
  • Certificar-se de que a pessoa lhe completa fisicamente. Para isso bastam observações preliminares, não sendo justificáveis atos indevidos antes do matrimônio.
  • Observar os defeitos que podem atrapalhar o relacionamento futuro.
  • Certificar-se de que a família da pessoa escolhida seja de acordo com a união. Quando uma das famílias não é de acordo, há grande possibilidade de isso influenciar a convivência do casal, lembrando que o casamento não é apenas a união de duas pessoas, mas também de duas famílias.
  • Não ser precipitado.
Esses cuidados preliminares são fundamentais para se estabelecer uma família que terá como objetivo principal a glorificação de Deus, sabendo que uma boa relação entre os cônjuges influenciará diretamente no desenvolvimento espiritual, emocional e intelectual dos filhos. Ao optar pelo casamento devemos nos lembrar de todos os que estarão envolvidos nele.

Durante o casamento, os cuidados não devem ser abandonados. Muito pelo contrário, devemos nos policiar ainda mais para mantermos o amor um pelo outro, lembrando que o cônjuge deixou familiares, amigos, etc., para viver ao nosso lado, pessoa essa que irá participar de todos os momentos de nossa vida, tanto os bons como os ruins.

Vamos agora observar alguns fatores importantes para se manter o casamento firme até que a morte nos separe:
  • Não devemos deixar que os defeitos passem a “apagar” as virtudes do marido ou esposa.
  • Devemos considerar os nossos defeitos tendo em mente o quanto o nosso cônjuge nos tolera. Sabendo disso vamos ser mais tolerantes e flexíveis.
  • Devemos procurar evitar discussões e, assim, não acender a ira do cônjuge.
  • Devemos perdoar assim como desejamos ser perdoados.
  • Devemos ser longânimos. Essa paciência, em muitos casos, é a salvação de um casamento.
Nessa grande jornada, ame o seu cônjuge como você espera ser amado. Devemos sempre ter em mente que estamos debaixo da soberania de Deus e que negar o amor matrimonial é negar o que Deus nos impôs.

Comentários

1 comentário em "O casamento deve ser indissolúvel"

Antonio Batalha disse...
18 de fevereiro de 2012 12:19

Como a algum tempo que não fazia uma visita, hoje resolvi ver o que está a escrever.É o anseio da minha alma que Jesus seja consigo, e encaminhe seus passos pela vereda da justiça. E que Ele cresça na sua vida de maneira que seja visto pelas pessoas que rodeiam sua vida, que o amor de Jesus fortaleça sua vida, e seja como um rio transbordante. Também resolvi dizer-lhe que embora não te conheça mas em Cristo te amo, e continue a ser luz. Um abraço. Se desejar, mas é só se quiser siga meu blog, de volta seguirei o seu.

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo