quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Breve Catecismo de Westminster: Domingo 39

Comente Aqui


Pergunta 85: O que Deus exige de nós para que possamos escapar à sua ira e maldição em que incorremos pelo pecado?

Resposta: Para escaparmos à ira e maldição de Deus, em que incorremos pelo pecado, Deus exige de nós fé em Jesus Cristo e arrependimento para a vida, com o uso diligente de todos os meios exteriores pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da redenção.1

Referências:

1 “testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo”(At 20.21); “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum” (2Pe 1.10); “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” (Hb 2.3); “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1Tm 4.16).

Pergunta 86: O que é fé em Jesus Cristo?

Resposta: Fé em Jesus Cristo é uma graça salvadora,1 pela qual o recebemos2 e confiamos só nele para a salvação,3 como ele nos é oferecido no evangelho.4

Referências:

1 “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31); “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (Hb 10.39).

2 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (Jo 1.12).

3 “e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé” (Fp 3.9).

4 “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida” (Ap 22.17).

Pergunta 87: O que é arrependimento para a vida?

Resposta: Arrependimento para a vida é uma graça salvadora,1 pela qual o pecador, tendo um verdadeiro sentimento de seu pecado2 e percepção da misericórdia de Deus em Cristo,3 se enche de tristeza e de horror pelos seus pecados, abandona-os e volta-se para Deus,4 inteiramente resolvido a prestar-lhe nova obediência.5

Referências:

1 “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2Co 7.10).

2 “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” (At 2.37).

3 “para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz” (Lc 1.77-79).

4 “Bem ouvi que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me, e fui castigado como novilho ainda não domado; converte-me, e serei convertido, porque tu és o SENHOR, meu Deus. Na verdade, depois que me converti, arrependi-me; depois que fui instruído, bati no peito; fiquei envergonhado, confuso, porque levei o opróbrio da minha mocidade” (Jr 31.18,19).

5 “e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Rm 6.18).

Comentários

Nenhum comentário em "Breve Catecismo de Westminster: Domingo 39"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo