segunda-feira, 23 de maio de 2011

Breve Catecismo de Westminster: Domingo 23

Comente Aqui



Pergunta 47: O que o primeiro mandamento proíbe?

Resposta: O primeiro mandamento proíbe negar,1 deixar de adorar ou glorificar ao verdadeiro Deus, como Deus,2 e nosso Deus,3 e dar a qualquer outro a adoração e a glória que só a ele são devidas.4

Referências:

1 “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem” (Sl 14.1).

2 “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato” (Rm 1.20-21).

3 “Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu” (Sl 81.11).

4 “pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” (Rm 1.25).

Pergunta 48: O que nos é ensinado, especialmente, pelas palavras “diante de mim”, no primeiro mandamento?

Resposta: As palavras, “diante de mim”, no primeiro mandamento, nos ensinam que Deus, que vê todas as coisas, toma conhecimento e muito se ofende do pecado de ter-se em seu lugar outro deus.1

Referências:

1 “Ao mestre de canto. Salmo de Davi SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos” (Sl 139.1-3); “Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido, e te inclinares a outros deuses, e os servires, então, hoje, te declaro que, certamente, perecerás; não permanecerás longo tempo na terra à qual vais, passando o Jordão, para a possuíres” (Dt 30.17-18).

Comentários

Nenhum comentário em "Breve Catecismo de Westminster: Domingo 23"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo