quinta-feira, 17 de março de 2011

Breve Catecismo de Westminster: Domingo 11

Comente Aqui



Pergunta 20: Deixou Deus todo o gênero humano perecer no estado de pecado e miséria?

Resposta: Tendo Deus, unicamente pela sua boa vontade, desde toda a eternidade, escolhido alguns para a vida eterna,1 entrou com eles em um pacto de graça, para os livrar do estado de pecado e miséria, e os levar a um estado de salvação, por meio de um Redentor.2

Referências:

1 "assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor" (Ef 1.4); "na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos" (Tt 1.2).

2 "Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna" (Tt 3.4-7); "Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra" (Jo 17.6).

Pergunta 21: Quem é o Redentor dos eleitos de Deus?

Resposta: O único Redentor dos escolhidos de Deus é o Senhor Jesus Cristo,1 que, sendo o eterno Filho de Deus, se fez homem,2 e assim foi e continua a ser Deus e homem em duas naturezas distintas, e uma só pessoa, para sempre.3

Referências:

1 "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (1Tm 2.5).

2 "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (Jo 1.14).

3 "deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!" (Rm 9.5); "porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade" (Cl 2.9); "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre" (Hb 13.8).

Comentários

Nenhum comentário em "Breve Catecismo de Westminster: Domingo 11"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo