domingo, 13 de fevereiro de 2011

Breve Catecismo de Westminster: Domingo 7

Comente Aqui



Pergunta 11: Quais são as obras da providência de Deus?

Resposta: As obras da providência de Deus são a sua maneira muito santa,1 sábia2 e poderosa de preservar3 e governar todas as suas criaturas, e todas as ações delas.4

Referências:

1 "Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, benigno em todas as suas obras" (Sl 145.17).

2 Tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes; dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos selvagens matam a sua sede. Junto delas têm as aves do céu o seu pouso e, por entre a ramagem, desferem o seu canto. Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras. Fazes crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão, o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças. Avigoram-se as árvores do SENHOR e os cedros do Líbano que ele plantou, em que as aves fazem seus ninhos; quanto à cegonha, a sua casa é nos ciprestes. Os altos montes são das cabras montesinhas, e as rochas, o refúgio dos arganazes. Fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso" (Sl 104.10-24).

3 "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas" (Hb 1.3).

4 "Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados" (Mt 10.29-30); "Portanto, tornar-me-ei, e reterei, a seu tempo, o meu trigo e o meu vinho, e arrebatarei a minha lã e o meu linho, que lhe deviam cobrir a nudez" (Os 2.9).

Pergunta 12: Que ato especial de providência Deus exerceu para com o homem, no estado em que ele foi criado?

Resposta: Quando Deus criou o homem, fez com ele um pacto de vida, com a condição de perfeita obediência,1 proibindo-lhe comer da árvore da ciência do bem e do mal, sob pena de morte.2

Referências:

1 "Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá" (Gl 3.12).

2 "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gn 2.17).

Comentários

Nenhum comentário em "Breve Catecismo de Westminster: Domingo 7"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo