domingo, 6 de fevereiro de 2011

Breve Catecismo de Westminster: Domingo 6

2 comentários



Pergunta 9: Qual é a obra da criação?

Resposta: A obra da criação é aquela pela qual Deus fez todas as coisas do nada, pela palavra do seu poder, no espaço de seis dias, e tudo muito bem.1

Refeferências:

1 "No princípio, criou Deus os céus e a terra [...] Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia" (Gn 1.1,39); "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem" (Hb 11.3); "Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir" (Sl 33.9).

Pergunta 10: Como Deus criou o homem?

Resposta: Deus criou o homem, macho e fêmea, conforme a sua própria imagem,1 em conhecimento, retidão e santidade,2 com domínio sobre as criaturas.3

Referências:

1 "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra" (Gn 1.27-28).

2 "e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou" (Cl 3.10); "e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Ef 4.24); "Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem, por natureza, de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se" (Rm 2.14-15).

3 "Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares" (Sl 8.6-8).

Comentários

2 comentários em "Breve Catecismo de Westminster: Domingo 6"

Nayara Aguilar disse...
17 de setembro de 2011 20:24

Irmão, gostaria de saber como responder a questão da criação... Entendo que pelo seu poder Deus poderia criar o mundo em 1/2 dia se quisesse, decidiu criar em 6, ok. Mas como se argumenta sobre o argumento científico de que a terra tem milhões de anos e de que houveram dinossauros?

André Aloísio disse...
23 de setembro de 2011 20:08

Olá irmã Nayara, graça e paz!

Os seguintes links poderão responder satisfatoriamente sua pergunta:

http://www.monergismo.com/textos/criacao/idade-terra_gitt.pdf

http://www.monergismo.com/textos/criacao/duracao_criacao_kenneth.htm

http://www.monergismo.com/textos/criacao/universo-jovem_macarthur.pdf

http://www.monergismo.com/textos/criacao/importancia-criacao_rushdoony.pdf

Que Deus te abençoe!

Abraços,

André Aloísio

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo