quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Teologia precede a interpretação bíblica?

1 Comentário

A Teologia precede a interpretação bíblica?

Não, a teologia não precede a interpretação bíblica, a teologia procede da interpretação bíblica.

Antes de mais nada, definamos teologia como o conjunto de todo o conhecimento revelado por Deus acerca de Seu ser (Trindade, atributos, etc) e de Suas obras (criação, providência, redenção, etc), assimilado pelo homem.

Deus se revelou de duas formas principais: a revelação geral, na natureza, e a revelação especial, nas Escrituras. O conhecimento de Deus que podemos adquirir pela natureza é superficial e suficiente apenas para nos tornar indesculpáveis (Rm 1.18-21), de modo que falar de uma teologia natural, à parte das Escrituras, é um exagero. Portanto, se, além da revelação geral, a revelação especial nas Escrituras é a única fonte de conhecimento sobre Deus que possuímos, é impossível que a teologia seja anterior à hermenêutica (interpretação bíblica).

Esse fato deve nos tornar cuidadosos ao interpretarmos as Escrituras, para que não nos aproximemos do texto bíblico com idéias preconcebidas, dando ao texto o significado que queremos (eisegese), ao invés de retirar do texto o significado com o qual foi escrito (exegese).

Por fim, é importante mencionar a regra máxima de interpretação das Escrituras, conhecida como analogia da fé, que assim diz: “As Escrituras interpretam as Escrituras”. É importante mencionar esse princípio porque uma pessoa desatenta poderia confundi-lo com a eisegese. Mas eles são absolutamente distintos. Vejamos:

- Na analogia da fé, ao interpretarmos determinado texto bíblico, devemos levar em conta o contexto imediato de nosso texto e o contexto geral de todas as Escrituras. Assim, ao nos aproximarmos de um texto, devemos ter em mente todo o ensino bíblico referente ao assunto tratado naquele texto, para fazermos uma correta interpretação do mesmo.

- Na eisegese, ao contrário, nos aproximamos de um texto bíblico com idéias extra-bíblicas, e deixamos que tais idéias determinem nossa interpretação do texto.

O melhor antídoto contra a eisegese e a melhor receita para a analogia da fé é uma leitura freqüente e atenciosa das Escrituras, do início ao fim, para se familiarizar com todo o seu conteúdo. Assim, teremos certeza que nossa teologia procede das Escrituras e não de opiniões humanas.

Comentários

1 comentário em "A Teologia precede a interpretação bíblica?"

andersom disse...
30 de novembro de 2010 15:11

Deus é a Verdade. A Biblia é a verdade sobre a Verdade. Teologia é a verdade sobre a verdade acerca da Verdade

frase do livro Torturado por amor a Cristo (pag 83)de Richard Wunrmbran

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo