sábado, 29 de maio de 2010

A Roupa da Mulher Cristã

3 comentários

É pecado a mulher usar calça comprida?

O apóstolo João diz que "o pecado é a transgressão da lei" (I Jo.3.4). Logo, apenas aquilo que é proibido pela Lei de Deus, revelada nas Escrituras, é pecado.

Como a Bíblia não proíbe o uso de calça por parte da mulher (afinal, nem mesmo existia calça naquela época), nós não podemos dizer que isso é pecado. As roupas variam de acordo com a época e a cultura dos povos, e não devemos estabelecer regras desnecessárias com respeito a esse assunto.

Apesar disso, a Bíblia tem algo a dizer sobre nossas vestes:

"Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (I Tm.2.9-10).

"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus" (I Pe.3.3-4).

O ensino central dessas passagens é que nossas roupas, tanto as dos homens como as das mulheres, devem ser decentes, reguladas pelo bom senso e pelos princípios gerais da Palavra de Deus. Ou seja, não devem ser roupas que possam levar outros ao pecado, como a inveja e a lascívia. Além disso, não devemos nos preocupar demasiadamente com a forma com que nos vestimos, usando roupas e jóias caras, com o fim de sermos vistos. Pelo contrário, nossa preocupação principal deve ser com nosso interior, que é o que realmente importa para Deus.

Regras não bíblicas para regular a forma como nos vestimos são totalmente ineficazes. O pecado começa sempre no coração (Mt.15.19) e regras exteriores não podem resolver esse problema. Muitas mulheres que não usam calça, sob a alegação de que isso é muito sensual, usam saias ou vestidos bastante curtos ou com cortes enormes que ficam muito mais escandalosos, provando a ineficácia de tais mandamentos humanos.

Encerro com as seguintes palavras do apóstolo Paulo:

"Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade" (Cl.2.20-23)

Comentários

3 comentários em "A Roupa da Mulher Cristã"

Blog do Dumane disse...
30 de junho de 2010 15:27

Paz amado! Gostei de sua postagem sobre este tema, pois não são todos que têm a ousadia de falar do assunto. Gostaria de fazer-lhe uma pergunta: O que o irmão diz ou como vê se um dia dentro de nossa cultura, os homens passarem usar saias e desta forma irem aos cultos?

dezapinheiro2005 disse...
29 de agosto de 2010 09:34

Deus é paz,religiao é guerra!a religiao condena a calça como uma forma de costume,tradiçao,querem que as critas sejam diferentes do mundo pelas vestes,se preocupam tanto com o exterior,que a pessoa em si é desvalorizada,ha 3 meses nao frequento mais os cultos,comecei a usar calça e por algum adorno,nao me sinto mais ruim por causa disso,mais é uma fase terrivel,onde seus proprios pais te condenam por ter abandonado a fé,é uma pressao psicologica terrivel,as pessoas daquela congregaçao nao mais te olham,ou se te olham é pra te condenar,te fazem sentir o pior de todos os seres!eu sai por nao querer adotar mandamentos de homens,imposiçao,condenaçao!!! as vestes na epoca de cristo eram vestidos,os homens cristaos deveriam vestir assim,serem ridiculos,eles evoluiram,puseram calças,pq naquela epoca nem havia calças,só vestidos,essa é minha opiniao,vivem na epoca do apedrejamento!! fiquem todos na paz de cristo!!!

Claudio Elias Do Nascimento disse...
15 de abril de 2016 21:48

Vem mudando de um tempo pra cá,eu estava na Cidade com minha mãe dava pra contar quem usa saia e vestido,o resto é shortinho,saia curta,calça apertadinha e agora saiu o modelo nas lojas calça rasgada,você só sabe que é crente na hora de comprimentar.

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo