domingo, 10 de janeiro de 2010

Pré-conhecimento no Arminianismo e no Calvinismo

6 comentários

Este texto é um e-mail enviado por mim, dia 06/05/2009, a um irmão que me perguntou o que é o pré-conhecimento de Deus na visão de um arminiano.

Você me perguntou sobre o que é pré-conhecimento para um arminiano. Na visão do arminiano, como Deus é onisciente e conhece todas as coisas, Ele também conhece o futuro e todas as decisões que suas criaturas irão tomar. Assim, Deus sabe quem irá escolhê-lo e quem irá rejeitá-lo, e Deus escolhe na eternidade aquelas pessoas que Ele já sabe que irão escolhê-lo. Ou seja, a eleição divina é baseada na escolha humana.

Para o calvinista Deus também é onisciente e conhece todas as coisas (Sl.139.1-6), inclusive o futuro (Is.46.9-10). No entanto, para o calvinista Deus não só conhece o futuro, é Ele próprio quem determina o futuro e todos os seus acontecimentos. Deus não sabe o futuro simplesmente porque Ele prevê o que irá acontecer, mas porque Ele mesmo planejou tudo o que acontece (Sl.139.16; Dn.4.35; At.2.23; 4.28). Assim, Deus escolhe aqueles a quem Ele quer, por pura graça e misericórdia (Jo.15.16; Ef.1.3-14), e aqueles a quem Ele escolheu na eternidade O escolherão no tempo (At.13.48). Ou seja, a eleição divina é baseada somente na vontade de Deus. Depende apenas de Deus, que exerce misericórdia (Rm.9.11-18).

A visão do arminiano é incorreta, porque se Deus escolhesse aqueles que Ele sabe que O escolherão, então ninguém seria escolhido, porque ninguém escolheria a Deus por conta própria (Jo.5.40). O homem foi de tal forma depravado pelo pecado que não tem a mínima vontade de servir a Deus (Rm.3.10-20). É Deus quem tem que tomar a iniciativa, escolhendo o pecador na eternidade e regenerando seu coração através do Espírito no tempo, para que o homem esteja disposto a escolhê-lo (At.16.14), arrependendo-se e crendo (At.11.18; Fp.1.29).

Comentários

6 comentários em "Pré-conhecimento no Arminianismo e no Calvinismo"

prcleilson disse...
12 de jan de 2010 16:52:00

Hahahah... resposta curta, grossa e bíblica. Gostei. Parabéns. Jesus disse que "ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou não o trouxer" (Jo 6.44). Então é impossível o homem ir a Jesus se não for trazido por Deus Pai. Mto bom.

Jorge Fernandes Isah disse...
12 de jan de 2010 18:22:00

André,

os arminianos fazem de Deus um vidente, um mero adivinho, que em sua bola de cristal vê uma cópia roubada do filme que ainda não entrou em cartaz. Fica a pergunta: mas quem fez o filme?

Enquanto cremos realmente que Deus é o Senhor da história, e nada, nem um mísero cabelo cai de nossas cabeças sem que Ele tenha planejado, e por fim, executado o plano.

Como o pr. cleilson disse, ótima resposta.

Grande abraço!

Cristo o abençoe!

pca disse...
25 de abr de 2010 21:31:00

Os arminianos não crêem que alguém crê em Cristo por conta própria.

Os arminianos não crêem que a eleição divina foi baseada na escolha humana.

Os arminianos não crêem que Deus é um vidente ou que tem algo parecido com uma bola de cristal, muito menos que Deus não planejou o futuro.

E acredito que continuarei com vontade de saber o que é o pré-conhecimento para o arminiano na mente de um calvinista, já que o que li aqui foi mais uma apresentação de como se dá a eleição no Arminianismo.

Mas se alguém quer realmente saber o que é o pré-conhecimento para o arminiano, vá às fontes.

jocimar disse...
28 de jun de 2010 22:07:00

Gostaria de saber o que os distintos irmão achariam se soubessem que foram predestinados por Deus para a perdição? Estariam desempenhando seu ministerio assim mesmo?

André Aloísio disse...
28 de jun de 2010 22:38:00

Olá Jocimar!

Bom, se eu tivesse sido predestinado para a perdição, eu não teria sido salvo por Deus. Então, eu não estaria preocupado em exercer este ministério, nem com minha salvação, pois ainda estaria atolado em meus antigos pecados: mentira e lascívia.

Graças a Deus, porém, que me amou com amor eterno e me salvou completamente dos meus pecados, totalmente pela graça!

André Aloísio
O principal dos pecadores (I Tm.1.15)

hdecimo disse...
14 de set de 2010 14:44:00

como tu tem tanta certeza que é salvo?? tu pode muito bem pensar que é salvo... poruqe tu não escolheu nada e só pensa no que é mal... ou não é isso q o calvinismo ensina?

tu pode muito bem estar pensando que esta salva, ( por que a sua mente é totalmente corrompida e se engana, se convence, de que esta em paz com Deus...))

com uma mente totalmente corrompida, como posso ter certeza da salvação se ela é corrompida? se ela me engana e faz tudo o que é de ruim?

(( ps: pré-conhecimento de DEUS pai
1Pedro 1:2, por favor, me explique.)

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Vinícius M. Pimentel