terça-feira, 26 de maio de 2009

Predestinação e Certeza da Salvação

8 comentários

Este é um e-mail enviado por mim, dia 25/05/2009, a um irmão que me perguntou como é possível alguém ter certeza da salvação se é Deus quem predestina quem será salvo.

Ao que parece, você não consegue entender como alguém que crê na predestinação pode ter certeza da salvação. Talvez seu raciocínio seja que, se é Deus quem escolhe quem será salvo, então nós não podemos saber se estamos salvos ou não. A verdade, porém, é justamente o contrário: é a doutrina da predestinação que nos dá certeza da salvação. Vou explicar o motivo.

Quando Deus predestina que alguém será salvo e herdeiro da vida eterna, Ele predestina tanto o fim quanto os meios. Ou seja, Ele predestina que essa pessoa ouvirá o evangelho, terá seu coração regenerado, se arrependerá e crerá em Jesus, será justificada e adotada, viverá em santidade e perseverará na fé até o fim. Portanto, se alguém verdadeiramente se converteu a Cristo, em arrependimento e fé, ele pode ter certeza de que foi predestinado à vida eterna e de que está salvo.

Se não existisse predestinação e a salvação dependesse do seu livre-arbítrio, então você não poderia ter certeza da salvação, porque a salvação dependeria de você próprio, e você poderia perdê-la a qualquer momento, se decidisse, pelo seu livre-arbítrio, abandonar Deus. No entanto, como a salvação não depende de você, mas de Deus, que te escolheu antes da fundação do mundo, você pode ter certeza de que tem a vida eterna e de que não irá perdê-la, apesar das suas fraquezas, pois é Deus quem te sustenta.

Se você é um servo de Deus, que tem Jesus como Senhor e Salvador, você pode ter certeza da salvação. O fato de você ser batizado nas águas, frequentar uma igreja evangélica, fazer a obra de Deus e amar o seu próximo, como você disse no seu e-mail, apenas evidencia a sua salvação, e é uma consequência natural dela. Mas o que garante a sua salvação não é nenhuma dessas coisas, nem algo que você próprio faça, e sim o propósito eterno de Deus de te salvar através de Cristo.

Comentários

8 comentários em "Predestinação e Certeza da Salvação"

Lucas disse...
28 de maio de 2009 11:49

Realmente é crucial que tenhamos claro isto: que a glória é toda de Deus. Se eu acho que perco a salvação, estou presumindo que existe alguma coisa que Deus não possa controlar, onde posso ter glória. Mas não existe uma bolha no Universo onde Deus diz "oh, aqui eu te dou o livre arbítrio para ganhar ou perder a salvação"
NÃO! Deus não dividirá Sua glória com NINGUÉM!
E ainda: se acho que posso garantir minha salvação, deve ter alguma coisa em mim que seja um pouco melhor do que Hitler. mas a Bíblia diz que não existe um saco de gente RUIM MESMO e outro de gente UM POUCO MELHOR QUE SE SALVA: "todos À UMA se extraviaram!"
Acho que o problema desta visão errada é que olhamos versículos isolados de acordo com nossa conveniência [é difícil para nosso cérebro conceber que não há nada de bom em mim MESMO para crer, nem para descrer]. Isso nos leva à confusão, que seria evitada ao olharmos o relato Bíblico completo.

André Aloísio disse...
29 de maio de 2009 08:12

Irmão Lucas, graça e paz!

Digo "amém!" a todas as suas palavras! Obrigado pelo comentário.

Abraços,

André Aloísio
O principal dos pecadores (I Tm.1.15)

Anônimo disse...
1 de junho de 2009 13:52

Graca Paz André!!

Se Deus Pré - Destina Quem Sera Salvo, Porque escreveu João 3;16??

Se Ele Pré - Destina Quem Ouvira o Evangelho porque mandou Pregar A Todas as Nações??

Se Ele Manda Perseverar Ate o Fim, Porque Ja Garantiu a Salvação??
Porque Paulo diz que Alguns Voltaram ao Pecado??

Eu Entendo e Posso Nesse Entendimento estar completamente errado, Mais, Deus Deseja que Todos se Salvem e que nenhum se Perca, mais Quem Garantiu Salvação Para os que Morreram no Diluvio??

Noe Pregou, mais Quem ouviu??
Então Sera que Eles estarão la no céu??
PORQUE EXISTEM DOIS CAMINHOS E UM LEVA AO DESTINO DO FOGO ETERNO??

André Aloísio disse...
15 de junho de 2009 16:04

Olá Anônimo, graça e paz!

Respondendo suas perguntas:

"Se Deus Pré - Destina Quem Sera Salvo, Porque escreveu João 3;16??"

Para deixar claro como os predestinados são salvos. Deus "deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". A fé em Cristo é o meio pelo qual os eleitos são salvos.

"Se Ele Pré - Destina Quem Ouvira o Evangelho porque mandou Pregar A Todas as Nações??"

Porque "Como ouvirão, se não há quem pregue?" (Rm.10.14). A pregação do evangelho é o meio pelo qual Deus chama os eleitos para Si.

"Se Ele Manda Perseverar Ate o Fim, Porque Ja Garantiu a Salvação??"

As exortações à perseverança são uma das formas pelas quais Deus garante a salvação dos eleitos. Leia os artigos Certeza da Salvação e Passagens Distorcidas em Favor da Perda da Salvação: Parte 1 e Parte 2.

"Porque Paulo diz que Alguns Voltaram ao Pecado??"

Não sei exatamente a qual passagem você se refere, mas há dois tipos de pessoas que "voltam" ao pecado:

1) Um cristão verdadeiro que comete um pecado terrível, como o de Davi (II Sm.11,12), mas que se arrepende e volta a desfrutar da comunhão com Deus (Sl.51). Esse tipo de pessoa foi salva e teve uma queda temporária, mas em nenhum momento perdeu a salvação.

2) Um ímpio que passou por uma conversão aparente. Nesse caso a pessoa nunca foi salva realmente e, após algum tempo, ele não apenas comete um pecado terrível, mas volta a viver a velha vida de pecado, contrário à natureza do cristão (I Jo.3.9-10). Esse é o caso mencionado em várias passagens (Hb.6.4-6; 10.26-31; II Pe.2.20-22).

"Eu Entendo e Posso Nesse Entendimento estar completamente errado, Mais, Deus Deseja que Todos se Salvem e que nenhum se Perca, mais Quem Garantiu Salvação Para os que Morreram no Diluvio?? Noe Pregou, mais Quem ouviu?? Então Sera que Eles estarão la no céu??"

Eu não entendi as perguntas, mas deixarei duas coisas claras:

1) Deus não deseja que todas as pessoas sem exceção se salvem. A passagem de I Tm.2.4 deve ser interpretada dentro do seu contexto. Quando levamos em conta os versículos 1 e 2 percebemos que o significado do versículo 4 é que Deus deseja a salvação de pessoas de todos os tipos e classes sociais.

2) Os que morreram no dilúvio não tiveram nenhuma garantia de salvação, porque Pedro deixa claro que apenas oito pessoas (a família de Nóe que estava na Arca) foram salvas (II Pe.2.5).

"PORQUE EXISTEM DOIS CAMINHOS E UM LEVA AO DESTINO DO FOGO ETERNO??"

Porque Deus assim determinou. Deus decidiu recompensar com a vida eterna aqueles que O obedecem (Lv.18.5) e punir com a morte eterna aqueles que O desobedecem (Rm.6.23). No entanto, em Adão todos pecaram e se tornaram merecedores do inferno (Rm.3.23; 5.12-21), de modo que agora ninguém mais pode alcançar a vida eterna pela obediência própria, apenas pela fé na obediência de Cristo em nosso lugar (Ef.2.8-9; Fp.3.9).

Espero ter ajudado. Que Deus te abençoe!

Abraços,

André Aloísio
O principal dos pecadores (I Tm.1.15)

Rodrigo disse...
12 de agosto de 2010 19:48

Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo disse...
12 de agosto de 2010 20:01

Eu acredito que, nínguem pode dizer quem será salvo ou não. Todos somos criaturas de DEUS,ele conhece todas as nossas limitações e fraquezas.Todos somos iguais e não existe ninguém que é mais justo que ninguém,CRISTO morreu por toda há humanidade, portanto eu não creio que ele salvaria somente alguns e condenaria outros,se não a graça não teria sentido.ROMANOS 5,20.
Deus é amor,sendo assim ele não faz acepção de pessoas, eu creio que ele deseja salvar a todos.

RO é AMAZÔNIA disse...
23 de março de 2012 21:08

paz do senhor amado.
quero aqui deixar também o que eu penso a respeito da predestinação.
-----Amado, eu creio muito na justiça de DEUS!! creio que seria muito injusto da parte de DEUS em deixar um filho meu e seu vir ao mundo só para ser condenado sem dar à ele a chance de escolha, em crêr ou não, de seguir o caminho certo ou não, de dar ouvido a palavra ou não. A minha dúvida sobre o Calvinismo é que: se JESUS veio para pagar nossos pecados?! então porque veio, pois se já estão escritos os que já vão ser salvos e os que vão ser condenados?
Lògico q vc vai achar explicação mas o certo é que JESUS para os que certamente teria que ser salvos por ele.Mas como está escrito na BIBLIA que ELE
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
João 1:11-12

PREDESTINAÇÃO: Seria DEUS culpado por todos os crimes que há no mundo?
Como os criminosos vão ser condenados por aquilo que o próprio DEUS o induziu a fazer?
Nós somos uma espécie de brinquedo de DEUS??
E o povo do egito, que saiu com a promessa do próprio DEUS em herdar a terra prometida e por causa das suas ações desobediencias e murmurações, perderam a promessa?

E por isso amado que é tão difícil de acreditar em predestinação.

DEUS não interfere em nossas decisões e ações, pois é por elas que ELE nos trará juizo.

André Aloísio disse...
20 de dezembro de 2014 17:21

Rodrigo e "RO é Amazônia", muitas das questões que vocês colocam a respeito da predestinação são respondidas na seção "Calvinismo" do blog. Abraços.

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo