quinta-feira, 21 de maio de 2009

Gênesis 25: Jacó, Esaú e a Eleição Incondicional

11 comentários

Este texto foi enviado por mim ao Grupo Leitura Bíblica, dia 09/01/2009, como um pequeno comentário a um trecho do capítulo 25 de Gênesis.

O capítulo 25 de Gênesis narra que, assim como Sara, Rebeca não podia ter filhos. Mas Isaque orou ao Senhor e Rebeca concebeu de gêmeos. Isso nos mostra o poder da oração, que não reside naquele que ora, mas Naquele que ouve (Tg.5.16-18).

A narrativa continua dizendo que já no ventre de Rebeca os dois bebês lutavam. Ela consultou ao Senhor e Ele lhe revelou: "Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço" (Gn.25.23).

O apóstolo Paulo cita essa passagem em Romanos 9.12, para mostrar que a eleição de Deus é incondicional. Deus fixou o destino de Jacó e Esaú antes mesmo que eles nascessem ou tivessem praticado o bem ou o mal (Rm.9.11), o que nos mostra que a eleição divina é independente de obras (Rm.11.6). Não depende de quem quer ou de quem corre, mas de Deus, que exerce misericórdia (Rm.9.16).

Isso nos ensina que nossa salvação está totalmente nas mãos do Senhor. Foi Ele quem nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele, filhos adotados por meio de Jesus Cristo, para louvor da Sua glória (Ef.1.3-14; Cf. Jo.15.16). Desse modo, só nos resta nos prostrarmos com Paulo e adorarmos a esse Deus gracioso, "porque d'Ele, por meio d'Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente! Amém." (Rm.11.36).

Comentários

11 comentários em "Gênesis 25: Jacó, Esaú e a Eleição Incondicional"

Aldair disse...
21 de maio de 2009 21:55

amém

Anônimo disse...
1 de junho de 2009 13:34

Graça e Paz André!!!

Segue Perguntas!!!

1) "Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço" (Gn.25.23).

Quem e Hoje Essa Nação??

2)Se e Incondicional Porque Existe Dois Caminhos? A Benção ou a Maldição?
Obedecer ou Sacrificar?
3)Graca Irresistível e Eleição Incondicional, Entendo que Por Soberania Divina Ele Optou Por me dar Liberdade de Escolha Por Isso Me Amou, Estou Certo?

André Aloísio disse...
8 de junho de 2009 16:47

Olá Anônimo, graça e paz!

Respondendo suas perguntas:

"1) 'Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço' (Gn.25.23). Quem e Hoje Essa Nação??"

Nós não temos como falar dessas nações hoje, porque elas não mais existem. A profecia se referia ao povo de Israel e ao povo de Edom, descendentes de Jacó e de Esaú, respectivamente. Israel foi o povo mais forte, a quem Edom serviu. Essas duas nações deixaram de existir num passado remoto, Israel particularmente em 70 d.C.

"2)Se e Incondicional Porque Existe Dois Caminhos? A Benção ou a Maldição? Obedecer ou Sacrificar?"

Eu não entendi a pergunta. A Eleição Incondicional não é incompatível com a existência de dois caminhos. Temos o caminho estreito e o caminho largo. Mas como a Bíblia ensina claramente, todos os seres humanos naturalmente escolhem o caminho largo. Em Romanos 3.10-18 Paulo fala disso, citando o Salmo 53. Só existem pessoas no caminho estreito porque Deus as escolheu incondicionalmente.

"3)Graca Irresistível e Eleição Incondicional, Entendo que Por Soberania Divina Ele Optou Por me dar Liberdade de Escolha Por Isso Me Amou, Estou Certo?"

Não, está errado. Soberania divina significa que Deus é soberano sobre todas as coisas, inclusive sobre a vontade de suas criaturas. O texto de Romanos 9 é muito claro sobre isso. Deus fixou o destino de Jacó e de Esaú antes que eles tivessem praticado bem ou mal (Rm.9.11). Deus tem misericórdia e endurece a quem quer (Rm.9.15-18).

Deus não te amou porque te deu liberdade de escolha. Se você é cristão, Ele te amou porque te escolheu para a salvação, mesmo quando você merecia e queria a morte (Ef.1.3-14; 2.1-10).

Veja os demais textos da seção Calvinismo do blog para entender melhor esses assuntos.

Que Deus te abençoe!

Abraços,

André Aloísio
O principal dos pecadores (I Tm.1.15)

marcelo disse...
31 de janeiro de 2010 02:25

that is insane!

André Aloísio disse...
31 de janeiro de 2010 21:35

That is biblical!

Dasaiev Oliveira disse...
5 de janeiro de 2014 17:00

Graça e paz
como são diferentes a explicação de tiago e de paulo sobre fé... tiago mostra que sem obra não existe e fé e não existe salvação ?

Dasaiev Oliveira disse...
5 de janeiro de 2014 17:02

Graça e paz
como são diferentes a explicação de tiago e de paulo sobre fé... tiago mostra que sem obra não existe e fé e não existe salvação ?

deusimir fernandes disse...
25 de março de 2014 23:49

vou fazer uma pergunta e eu mesmo a responderei. quando um profissional na construção civil faz um casa (ex:pedreiro)quais ferramentas ele usa? pra você ter uma ideia , para se começar uma casa simples e se terminar, usa-se cerca de 30 a 50 ferramentas diferentes , uma completa a obra da outra , você já viu alguém construir uma casa só com a enxada? ou usa apenas a colher de pedreiro? todas tem que ser usadas.A Palavra de Deus , a Bíblia , nunca pode se traduzir individualmente, tem que usar cada ferramenta no lugar devida , nunca use uma passagem contra outra , mas use uma para completar o que a outra não fez , lembre uma ferramenta completa o que a outra não fez , nunca se usa para derrubar o que já se fez . A paz amados.

deusimir fernandes disse...
25 de março de 2014 23:49

Este comentário foi removido pelo autor.
deusimir fernandes disse...
25 de março de 2014 23:49

Este comentário foi removido pelo autor.
André Aloísio disse...
19 de dezembro de 2014 10:41

Deusimir, concordo e é o que procuro fazer não só nesse breve comentário de Gn 25, como em todos os demais textos que escrevo neste blog. Abraços.

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo