quarta-feira, 8 de abril de 2009

Gênesis 17: A Verdadeira Circuncisão

Comente Aqui

Este texto foi enviado por mim ao Grupo Leitura Bíblica, dia 06/01/2009, como um pequeno comentário ao capítulo 17 de Gênesis.

O capítulo 17 relata que, quando Abrão fez noventa e nove anos, Deus novamente lhe apareceu, dessa vez fazendo uma aliança com ele. Abrão teria uma descendência numerosa que possuiria a terra de Canaã. O nome de Abrão foi mudado para Abraão, que significa "pai de uma inumerável multidão", e foi instituído um sinal para identificar os membros dessa aliança: todos os seus descendentes homens deveriam ser circuncidados ao oitavo dia de vida. A circuncisão era uma prática já existente na época, que consistia em cortar-se o prepúcio do órgão sexual masculino. O nome de Sarai também foi mudado para Sara, que significa "princesa". Deus prometeu que o filho da promessa procederia de Sara e seria chamado Isaque. Ismael também seria abençoado, mas a aliança seria estabelecida com Isaque. Após essa aparição divina Abraão circuncida seu filho Ismael, que estava com treze anos, e todos os homens de sua casa.

No Novo Testamento a circuncisão assume um novo aspecto, espiritual. Paulo afirma que a verdadeira circuncisão acontece no coração (Rm.2.25-29; cf. Fp.3.3; Cl.2.11). Há uma prévia dessa circuncisão espiritual em Deuteronômio 30.6, onde Deus diz a Israel que circuncidaria seu coração para obedecer Seus mandamentos. Deus também prometeu através de Ezequiel um novo coração (Ez.11.19-20; Ez.36.26-27) e Jeremias fala sobre uma nova aliança que seria estabelecida com Israel, na qual a lei seria inscrita em seu coração (Jr.31.31-34), que o autor da Epístola aos Hebreus aplica ao Novo Testamento (Hb.8.8-13). Todas essas passagens mostram que a circuncisão carnal do Antigo Testamento era apenas um tipo da verdadeira circuncisão que é espiritual e acontece no coração.

Comentários

Nenhum comentário em "Gênesis 17: A Verdadeira Circuncisão"

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo