sábado, 20 de dezembro de 2008

Pescadores de homens

2 comentários

Este texto foi escrito por mim pouco tempo após minha conversão, em 2001.

"Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." (Mateus 4.19)

Existem pescadores de todos os tipos. Existem aqueles que pescam peixes. Outros preferem ir atrás de siris. Outros, ainda, atrás de lulas. Mas diferentemente de qualquer um desses pescadores, existem ainda outros, que não pescam animais marinhos, mas seres humanos!

Jesus, quando foi chamar Seus apóstolos para o trabalho, disse uma coisa que parece estranha a muita gente: "vos farei pescadores de homens". Como alguém pode pescar homens? Jesus disse isso simbolicamente. Só os cristãos podem pescar homens e isso não com varas de pescar, mas com o evangelho de Jesus Cristo. Não com o objetivo de levá-los para casa, para servirem de alimento como os peixes, mas com o objetivo de levá-los para a eternidade com Cristo.

Isso não é um pedido, mas uma ordem! Jesus não disse isso dando aos cristãos a livre escolha para dizerem "não", mas esperando obrigatoriamente um "sim"! Esse chamado não se limita apenas a um grupo de indivíduos em particular, mas se estende a todos os filhos de Deus que "nasceram de novo", sendo agora servos fiéis ao Altíssimo.

Por isso, não fique esperando que alguém pesque almas em seu lugar, mas vá você mesmo e seja um pescador de homens! Pegue sua vara de pescar (a Bíblia) e vá para esse grande mar (o mundo) em busca de pesca (os seres humanos), a fim de levá-la junto com você para sua casa (a Jerusalém Celeste).

Comentários

2 comentários em "Pescadores de homens"

marturion disse...
12 de janeiro de 2009 17:18

o axioma "pescadores de almas" as vezes nos remete a uma ação missionária efêmera, vendo no fato de evangelização um fim ultimo, oro para que haja a preocupação de cuidado mais efetivo dos cristãos com as "almas pescadas"
marturionman.blogspot.com

André Aloísio disse...
13 de janeiro de 2009 15:50

Olá irmão Marturion, graça e paz!

Assim como você, eu também sou contrário ao tipo de evangelismo que tem sido feito atualmente, como se levar alguém a fazer uma "oração do pecador" fosse o fim da obra missionária. Na verdade, a conversão é apenas o começo, e os novos convertidos devem ser acompanhados em sua caminhada, de modo que sejam edificados em Cristo Jesus. Mas nem essa edificação é o fim da obra missionária; o objetivo das missões é a glória de Deus. Nós pregamos o evangelho para que todo joelho se dobre e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. O alvo das missões é a adoração.

Frases como "pescadores de homens" ou "pescadores de almas" tem uma conotação negativa em nossos dias, assim como a expressão bíblica "receber a Cristo" (Jo.1.12). No entanto, creio que elas podem ser utilizadas, desde que seu verdadeiro significado seja apresentado.

Que Deus te abençoe!

Abraços,

André Aloísio
O principal dos pecadores (I Tm.1.15)

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo