quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Depressão e Felicidade em Deus

4 comentários

O texto abaixo foi originalmente um e-mail enviado por mim a uma amiga com depressão, no dia 28/10/2008.

Ontem eu li uma frase de um cristão muito antigo, do século IV, chamado Agostinho. Ele escreveu: "A busca de Deus é a busca da felicidade. O encontro com Deus é a própria felicidade".

Eu creio que compreender o que está contido na frase acima é o segredo para se superar toda tristeza, decepção e depressão. Digo isso porque eu mesmo já passei por momentos complicados em minha vida, em que fiquei muito depressivo, e tais momentos foram superados com a essência do que Agostinho disse acima.

Toda depressão surge quando nossa vida perde o significado. Isso pode acontecer por vários motivos, dois dos quais são: rotina e apego a coisas ou pessoas. Quando nossa vida fica presa à rotina, com a mesmísse de sempre, perdemos o significado e propósito da vida. Não fazemos nada de novo e a vida começa a se tornar enjoativa, literalmente. Quando nos apegamos a coisas ou pessoas sofremos grandes decepções, pois tanto as coisas quanto as pessoas mudam constantemente e não são eternas. Se fazemos delas o propósito de nossa vida, chega um momento em que elas nos decepcionam, e nossa vida fica destituída de significado.

Quando a vida perde o significado automaticamente entramos em depressão e perdemos a vontade de viver. Parece que já não há motivo para continuar essa caminhada. Muitos têm vontade de se matar, porque não querem mais viver. Eu mesmo já passei por isso.

É em momentos como esse que devemos entender que o propósito de nossa vida neste mundo é a glória de Deus, e somos felizes apenas quando nos satisfazemos n'Ele. Nós só encontramos a felicidade quando Deus passa a ser o alvo da nossa vida. Quando nos apoiamos em coisas ou pessoas nós caímos, porque elas mudam constantemente. Mas se nos apoiamos em Deus estamos seguros, pois Ele é sempre o mesmo e os Seus anos não têm fim (Sl.102.27). Assim, quando nosso coração está em Deus, que é a Rocha Eterna, nós somos felizes, e essa felicidade é eterna, assim como Ele.

Quando Deus é a nossa alegria nada pode nos abalar. Ainda que o mundo caia à nossa volta, os problemas financeiros venham, as pessoas nos decepcionem e tudo dê errado,  permanecemos firmes, porque Deus é a fortaleza do nosso coração e a nossa herança para sempre (Sl.73.26).

Por isso, não deixe nada tirar a sua alegria! Que apenas Deus seja sua felicidade! Medite nisso e você verá como muitas coisas irão mudar e como a depressão irá embora rapidamente.

Comentários

4 comentários em "Depressão e Felicidade em Deus"

Hélio Angotti Neto disse...
23/11/2008 22:46:00

Saudações,

Embora quadros depressivos relacionados à crises existenciais sejam suplantados por um bom aconselhamento cristão e por uma fé verdadeira em Cristo e no propósito da vida, creio ser muito importante lembrar que existem quadros patológicos depressivos, assim como estresses pós-traumáticos graves.
Tais quadros clínicos necessitam de suporte psiquiátrico e psicológico, e o paciente em crise necessitará em muitos casos de ajuda farmacológica ou psicoterapêutica.
A ajuda cristã fornecida por um parente ou um pastor é muito benvinda nesses casos, mas é importante reconhecer que existem tais situações anormais que devem ser acompanhadas por especialistas.
Em casos graves, a pessoa pode chegar ao extremo de cometer o suicídio sem a correta administração da medicação.
Um grande abraço.

Anônimo disse...
25/11/2008 12:16:00

Concordo com vc Hélio, tive um caso assim, a depressão levou a pessoa ao suicídio, lamentei munto pois era meu amigo e irmão.
Não podemos facilitar com a depressão.

André Aloísio disse...
29/11/2008 15:44:00

Olá irmãos, graça e paz!

Depressão é uma doença extremamente complexa que pode se originar de diversos fatores, em alguns casos necessitando de uma ajuda mais especializada, como os irmãos bem colocaram.

Obrigado pelos comentários!

Abraços,

André Aloísio
O principal dos pecadores (I Tm.1.15)

Anderson Abreu disse...
13/05/2010 01:52:00

Recomendo o livro: "Teologia da Alegria" do John Piper, a nova ediçaõ tem o nome de: "Em Busca de Deus" (Shedd Publicações)

Graça e Paz.

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Vinícius M. Pimentel