sábado, 19 de julho de 2008

Descansando à Sombra do Todo-Poderoso

5 comentários

Este artigo foi escrito por Lucas de Lima Gualda em setembro de 2003, para o Jornal O Caminho, um jornal evangelístico e discipulador, idealizado por André Aloísio e publicado de outubro de 2002 à novembro de 2003.

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação." (Salmo 91)

Vivemos numa época de medo e insegurança. O desemprego, a violência das grandes cidades, os problemas econômicos, a ameaça de futuros problemas ecológicos, o medo de futuras guerras e a situação moral da sociedade moderna têm contribuído para a angústia das pessoas. Temos medo daquilo que poderá acontecer nos próximos anos, nas próximas décadas.

Mas o Salmo 91 mostra a segurança e o descanso daquele que confia e que se refugia no SENHOR, o Deus Onipotente. Não podemos negar a nossa realidade, os problemas da humanidade e os nossos próprios problemas, mas aquele que confia no SENHOR tem a certeza de que ele o livrará de todos os perigos.

Este Salmo precisa ser vivido por nós. Muitos podem usá-lo como um amuleto, tendo na sala de sua casa uma bela Bíblia aberta na página em que se encontra este Salmo, mas não é isto o que nos livrará dos males. Precisamos viver o que fala o Salmo 91. O SENHOR diz neste Salmo que livrará aquele que se apegou a ele com amor, e salvará aquele que conhece o seu nome. Jesus, em sua oração sacerdotal, disse: "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3). Este conhecimento não é teórico, abstrato, mas é prático. Mas como sabermos se possuímos este conhecimento? O apóstolo João responde: "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos" (I João 2:3).

Se quisermos, portanto, nos apropriar das bênçãos prometidas neste maravilhoso Salmo, é necessário que conheçamos a Deus. Você já conhece a Deus?

Nenhum mal acontecerá a nós. Ainda que a morte nos atinja, não será um mal que nos ocorreu. Para os salvos, a morte é a vitória, o fim das dificuldades deste século, o descanso e a esperança da ressurreição e da vida eterna.

Nada é mal para os que confiam no SENHOR, para os que descansam à sombra do Deus Todo-Poderoso. Você estará seguro onde quer que esteja. Não importa se estiver numa cidade violenta ou numa rodovia movimentada; o SENHOR o protegerá. É claro que não o tentaremos, nos expondo ao perigo e exigindo dele o livramento e a proteção (cf. Deuteronômio 6:16; Mateus 4:7), mas ele pode nos livrar de um mal em meio a uma situação inesperada, a um acidente.

Há, portanto, refúgio e descanso para aquele que conhece este Deus e confia nele. Nada poderá nos abalar ou amedrontar, pois o SENHOR é o nosso refúgio.

Comentários

5 comentários em "Descansando à Sombra do Todo-Poderoso"

Clóvis disse...
20 de julho de 2008 17:19

Numa época em que a insegurança é uma das maiores preocupações, é confortante saber que em Deus estamos protegidos.

Juan de Paula disse...
21 de julho de 2008 15:46

Obrigado pela devocional de hoje.

Deus abençoe a vida de vcs.

(-V-) disse...
21 de julho de 2008 17:29

Deus maravilhoso esse, não?!

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. [Isaías 64: 4]

Daniel Ramos disse...
24 de julho de 2008 20:09

Caro Irmão André obrigado por ter escrito sobre a Certeza da Salvação!
Muito obrigado!
Deus te abençoe ricamente!
Dexei um comentário lá e quero que você leia.
Ah e eu copie para mim aquele texto para uso pessoal!
Se tiver um problema me avise!
Daniel Ramos da Silva.
Deus abençoe em Cristo Jesus!

André Aloísio disse...
25 de julho de 2008 07:00

Irmão Daniel, a paz!

Já li e respondi seu comentário, e desde já agradeço. Pode usar o artigo sem problema algum. Apenas peço que, no caso de passar para outras pessoas, deixe o nome do autor (no caso, meu nome) e a fonte (este blog), por um questão de ética mesmo.

Deus te abençoe!

Abraços,

André Aloísio
O principal dos pecadores (I Tm.1.15)

 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo