segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Segunda Vinda de Cristo e as Últimas Coisas: Sumário, Introdução e Lição 1

3 comentários

Sumário

Introdução
Lição 1: Uma Introdução à Doutrina da Segunda Vinda
Lição 2: Linhas Escatológicas
Lição 3: Como Será a Segunda Vinda
Lição 4: Sinais da Segunda Vinda
Lição 5: As Setenta Semanas de Daniel
Lição 6: A Grande Tribulação
Lição 7: O Anticristo
Lição 8: A Ressurreição e o Estado Intermediário
Lição 9: O Arrebatamento
Lição 10: O Milênio
Lição 11: O Juízo Final
Lição 12: Novos Céus e Nova Terra
Lição 13: Visão Panorâmica de Apocalipse
Bibliografia

Introdução

A presente apostila foi preparada inicialmente para servir de apoio nas aulas de escatologia para a classe de jovens e adolescentes, da igreja local do autor. Mas a intenção do autor é que ela seja utilizada por qualquer professor, para ensino de qualquer classe, em qualquer igreja.

Ao contrário da maioria dos trabalhos sobre escatologia existentes no meio pentecostal atualmente, com uma perspectiva pré-milenista dispensacionalista, a abordagem desta apostila é amilenista. É convicção do autor que o amilenismo é a mais fiel expressão do ensino da Palavra de Deus quanto à segunda vinda de Cristo e às ultimas coisas.

Esta apostila foi dividida em treze lições, para duração de um trimestre, conforme o modelo padrão de revistas e apostilas de Escola Bíblica Dominical. Cada lição tem um formato padrão, com o texto bíblico chave e o conteúdo dividido em tópicos. 

É desejo do autor que este trabalho seja um instrumento valioso nas mãos de professores e alunos, para o ensino e aprendizado desta importante doutrina que é a segunda vinda de Cristo. E que, ao final deste estudo, a esperança da volta de Jesus encha de tal forma os corações que todos possam orar junto com o apóstolo João: "Vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20).

André Aloísio Oliveira da Silva
Campinas, 1 de setembro de 2007

Lição 1
Uma Introdução à Doutrina da Segunda Vinda

"Eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras"
(Apocalipse 22:12).

Introdução

A doutrina da segunda vinda de Cristo é uma das mais importantes doutrinas da Bíblia. O Novo Testamento está repleto de referências a ela. Jesus e os apóstolos falaram muito freqüentemente sobre o assunto. Todos os principais credos, confissões e declarações de fé dos cristãos, produzidos no decorrer da história, fazem menção desta doutrina. Por todas essas razões, é importante ter-se um conhecimento exato desta grande verdade da Palavra de Deus. 

I. A certeza da Segunda Vinda

Que Cristo virá novamente, é tão certo quanto Sua primeira vinda. O Novo Testamento menciona a volta de Cristo trezentos e dezenove vezes, além das centenas de referências no Antigo Testamento. Capítulos inteiros foram dedicados ao tema, como Mateus 24 e 25, Marcos 13 e Lucas 21; e livros inteiros foram escritos para tratar deste assunto, como I e II Tessalonicenses.

Jesus disse: "E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também" (João 14:3). Paulo escreveu: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus" (I Tessalonicenes 4:16). Na Epístola aos Hebreus é dito que Cristo "aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação" (Hebreus 9:28). Tiago disse que "a vinda do Senhor está próxima" (Tiago 5:8). E, finalmente, o livro de Apocalipse, que contém várias referências à volta de Cristo, registra uma promessa de Jesus no final: "Certamente, venho sem demora" (Apocalipse 22:20).

II. Como será a Segunda Vinda

Existem diferentes interpretações a respeito de como será a segunda vinda de Cristo. Há discordância sobre alguns detalhes, como a seqüência da volta de Cristo, ou seja, o que acontecerá logo antes e logo depois. Apesar de serem detalhes que não devem dividir os cristãos, se não entendidos corretamente podem levar a interpretações antibíblicas, algumas delas muito perigosas. Estaremos estudando as principais linhas de interpretação sobre a volta de Jesus na próxima lição, e na lição três veremos com mais detalhes como será a segunda vinda de Cristo. Neste momento nos concentraremos naquilo que todos os cristãos crêem (ou deveriam crer) em comum sobre esta doutrina.

A Bíblia ensina que a segunda vinda de Cristo:

a) Será pessoal: Isso significa que o próprio Jesus virá novamente, em pessoa, com o mesmo corpo glorificado com que ressuscitou e da mesma forma como subiu aos céus. Algumas seitas, como as Testemunhas de Jeová, ensinam que a volta de Cristo é espiritual e que nem todos saberão quando isso acontecer. Outros, como os preteristas radicais, ensinam que Jesus já voltou na destruição de Jerusalém, em 70 d.C. Há quem argumente que a segunda vinda de Cristo foi o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes. Porém, a Bíblia ensina claramente que Jesus voltará pessoalmente. Enquanto Jesus subia aos céus, dois anjos disseram aos discípulos: "Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do mesmo modo como o vistes subir" (Atos 1:11).

b) Será visível: A Bíblia ensina que todos verão Jesus quando Ele voltar. Será um evento público e muito visível. Jesus disse, referindo-se à Sua vinda: "Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória" (Mateus 24:30). E em Apocalipse lemos: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o transpassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém" (Apocalipse 1:7).

c) Terá como conseqüência os acontecimentos finais do mundo: Com a volta de Cristo haverá a ressurreição dos mortos (I Coríntios 15:22-23), a transformação dos crentes vivos (I Coríntios 15:51-52), o arrebatamento da Igreja para encontrar-se com Cristo (I Tessalonicenses 4:15-17), o juízo final (Atos 17:31) e o surgimento dos novos céus e nova terra (I Pedro 3:11-13). Cada um desses eventos e seu tempo em relação à volta de Cristo serão estudados detalhadamente nas próximas lições.

III. Quando será a Segunda Vinda

Durante a história, muitos falsos profetas tentaram marcar datas para a volta de Cristo. Mas a Bíblia ensina que a vinda de Cristo será repentina, como ladrão de noite, e que ninguém sabe o momento de Seu aparecimento. A respeito disso, Jesus disse: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai" (Mateus 24:36). Alguns argumentam que nós não sabemos apenas o dia e a hora, mas podemos saber o mês e o ano. Isso é uma distorção das palavras de Jesus, pois é claro pelo contexto que Sua intenção foi demonstrar a impossibilidade de se prever o Seu retorno em qualquer sentido. Além disso, a Bíblia não dá pista alguma sobre a data de Sua volta.

Na continuação da passagem, Jesus diz: "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor... Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42,44). O fato de não sabermos quando Jesus voltará deve nos levar a viver em constante vigilância, nos santificando a cada dia e confirmando a nossa vocação e eleição (II Pedro 1:10), para que não sejamos pegos de surpresa naquele dia (I Tessalonicenses 5:4).

IV. A Esperança da Segunda Vinda

A segunda vinda de Cristo deve ser a maior esperança do cristão, pois quando Ele voltar nossa salvação finalmente se completará, com a glorificação de nossos corpos mortais para serem semelhantes ao de Jesus (Romanos 8:11,17-25,30). O cristão deve estar sempre "aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tito 2:13). Em seu viver diário ele deve refletir essa expectativa, vivendo de modo santo e piedoso, esperando e apressando a vinda de Cristo (II Pedro 3:11-12), aguardando o grande dia em que "seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é" (I João 3:2).

Comentários

3 comentários em "A Segunda Vinda de Cristo e as Últimas Coisas: Sumário, Introdução e Lição 1"

Clovis Gonçalves disse...
15/09/2007 12:29:00

André,

Muito boa a iniciativa! Aguardarei e acompanheirei as próximas lições.

Dênison Júnior disse...
13/02/2008 18:54:00

Certamente todo conteúdo e firme pautado e lasteado da santa palavra
de Deus, e vcs estão de parabéns....

Denisson Rosario.

HSADF disse...
06/07/2011 12:40:00

Este comentário foi removido pelo autor.
 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Vinícius M. Pimentel